Sunday, October 15, 2006

Morales anuncia criação de imposto para produção de coca na Bolívia




LA PAZ, 7 out (AFP) - O presidente boliviano, Evo Morales, anunciou neste sábado a criação de um imposto para a produção de coca na região do Chapare, vales tropicais do centro da Bolívia, onde os Estados Unidos pede a destruição das plantações que supostamente abastecem fábricas da droga.

"Nós queremos 'cato' (uma superfície de 1.600 m2) de coca (e) vamos pagar imposto para o Estado boliviano", disse Morales a milhares de plantadores de coca da cidade de Shinaota, encravada no Chapare, base de seu poder político e onde também pediu a defesa da coca com a vida.

"Cato de coca ou morte. Aqui vamos defender juntos, organizados, unidos e mobilizados sempre contra estes interesses que os Estados Unidos querem nos impor", afirmou.

O presidente, que também é líder de 150.000 produtores de Coca do Chapare, antigo empório da droga, criticou Washington, principal cooperador na luta antidrogas boliviana, por tentar acabar com as plantações ou pelo menos condicionar sua ajuda comercial ao país andino com a extensão de um tratado de preferências alfandegárias em troca da erradicação da produção de coca.

O governo Bush ameaçou desestimar a luta antidrogas boliviana e, portanto, cortar o financiamento de 100 milhões de dólares se até março próximo La Paz não destruir 5.000 hectares de plantas de coca na região do Chapare.

"Nunca haverá zero de coca", disse Morales ao instar a seus companheiros que intensifiquem o controle social para que não seja violado no Chapare o consenso de "um cato por família" para usos tradicionais.

O "cato de coca tem que ser respeitado e vamos respeitá-lo. Quero pedir a vocês que não enganem seus dirigentes, não me enganem e cultivem coca além do permitido", advertiu aos plantadores.

O presidente boliviano disse aos "cocaleros" aimaras que povoam o Chapare que um aumento da produção reduzirá os preços no mercado nacional de coca.

From: UOL, em 7 de outubro de 2006 - 19h56.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home