Tuesday, September 05, 2006

PCC - Partido Comunista de Cuba


Cuba é uma república socialista onde o líder político é Fidel Castro, secretário-geral do Partido Comunista Cubano, único partido permitido pelo regime castrista. Castro está afastado do poder desde 1º de agosto de 2006, pela primeira vez desde a vitória da revolução, por problemas de saúde. O seu irmão Raúl Castro assumiu interinamente as funções de Fidel( secretário-geral do Partido Comunista Cubano, comandante supremo das Forças Armadas e presidente do conselho de Estado)

A Revolução Cubana (1959), liderada por Fidel e Che Guevara, teve apoio popular, até de não-comunistas, pois os principais ideais dos revolucionários vitoriosos eram originalmente a soberania nacional e a soberania popular, pois Cuba era liderada pelo autoritário e impopular ditador Fulgencio Batista.

No entanto, Castro atrelou-se ao socialismo soviético, recebendo apoio do líder soviético na época, Nikita Khrushchev, principalmente na compra do principal produto de exportação de Cuba, o açúcar.

Isto acabou resultando que Cuba e EUA mantivessem relações diplomáticas tensas, que incluem uma tentativa fracassada de invasão da ilha no episódio conhecido como Baía dos Porcos. Ver também a Crise dos mísseis de Cuba. Essas relações tensas mantêm-se até aos dias de hoje, como visível nos discursos anti-americanos de Fidel Castro e nas posições diplomáticas dos EUA, que mantém sanções econômicas à ilha castrista.

Fidel Alejandro Castro Ruz (Birán, Holguín, 13 de Agosto de 1926) é o presidente da República de Cuba e uma das personalidades políticas internacionais mais conhecidas, carismáticas e polêmicas. Para seus defensores, Castro representa o herói da revolução social e a garantia de repartição equitável da riqueza no país, devido a sua política comunista. Seus adversários, internos e externos, no entanto, consideram-no o líder de regime ditatorial baseado numa política de partido único e numa polícia repressiva de estado, no que diz respeito à liberdade de expressão e à aplicação de penas duras (inclusive a morte) a presos políticos. É um líder bastante contestado internacionalmente.
(Wikipédia)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home