Tuesday, September 12, 2006

Chávez expropria usina de açúcar e porto



07h22-CARACAS (Venezuela) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ordenou neste domingo a expropriação de uma central açucareira e retirou a concessão de um porto, os dois localizados na região andina, a sudoeste de Caracas.

Chávez decidiu retirar a concessão do Porto de La Ceiba, no estado de Trujillo, do consórcio Sur Andina de Puerto C.A. que administra a instalação desde 1990. "Assim não dá: tudo recai sobre o Estado para que o privado se enriqueça. Eles tiveram de investir, modernizar o porto (...) Acaba a concessão do Porto de La Ceiba (...). Vamos recuperar a administração imediatamente, pelo caminho jurídico", declarou.

Chávez anunciou ainda a expropriação da central açucareira de Motatán, também em Trujillo, que vem enfrentando greves há meses. Os 220 trabalhadores da usina reivindicam direitos trabalhistas aos proprietários.

"A central Motatán vai ser expropriada (...). Ninguém precisa se assustar com isso, nós os pagamos e nós, sem atropelar ninguém, vamos transformar a central em uma verdadeira empresa socialista",disse.

"O governo bolivariano apóia e está disposto a trabalhar com o setor privado, sempre e quando este atuar dentro da Constituição e segundo as normas ditadas pelo governo revolucionário".
(Da France Presse)
From: Correio Web, 11 de setembro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home